Happy Father’s Day – O dia dos pais na Irlanda
Descubra o que a data representa e como brasileiros – mesmo com a distância – e irlandeses comemoram o dia
Quando a palavra família ganha um significado maior e todas as datas são especiais: essa é a realidade da maioria dos intercambistas. O dia dos pais ressalta um dos principais desafios que alguém enfrenta ao morar longe de casa, a saudade.
O estudante Daniel Rocha Santos, que vive em Dublin há alguns meses, conta que, para ele, sair de casa foi um processo difícil, mas muito gratificante. Ele pode observar mudanças nele e em sua família. “Meu pai sempre foi muito reservado. Mas depois que vim para cá, ele começou a me mandar mensagens no whatsapp perguntando se estava tudo bem e lembrando o quanto me ama. Sempre me emociono quando vejo um recado dele” diz o estudante.
Para driblar a saudade, muitos brasileiros recorrem às chamadas de vídeo, não só no dia dos pais, mas constantemente. “Essa é a forma que eu encontro para sentir que eles estão sempre pertinho de mim” conta a estudante Bruna Lemes, intercambista em Dublin.
A comunidade de brasileiros que habita a Irlanda é grande, por isso o dia dos pais não passa em branco. As redes sociais são o principal canal para declarar o amor publicamente. A Bruna, assim como muitos intercambistas, revela que essa é a primeira vez que ela tem a experiência de viajar e passar tanto tempo longe da família. “Talvez quando eu estava no Brasil não valorizava tudo o que tinha, tampouco a presença dos meus pais”, diz ela.
Sair de casa pode ser a melhor forma de conectar-se ao que é realmente importante. Se por um lado a saudade aperta, por outro, o fôlego para vencer os desafios e tornar o intercâmbio um momento único só aumenta. “O dia dos pais sempre foi uma data em que reunimos toda a família, mas o único presente, nesse momento, que posso dar para ele é orgulho e fazer cada segundo desse intercâmbio valer a pena!” conta Bruna Lemes.
E, mesmo longe, muitos estudantes brasileiros sabem como lidar com a saudade com criatividade. “Combinei com a minha irmã alguma coisa especial, como uma conferência na TV da sala. Vai ser demais!” diz Daniel, animado.
Já para os irlandeses, o dia dos pais é dia de festa, com direito a bolo de aniversário, presente da família e até café da manhã na cama.Diferentemente do Brasil, em que a data é celebrada no segundo domingo de agosto, na Irlanda, o dia é comemorado no terceiro domingo do mês de Junho.
Alguns costumes da cultura irlandesa, como entregar um cartão com felicitações, conferem um charme especial à ocasião. Os presentes costumam ser bem simples, como meias.
Em Dublin, a capital da Irlanda, a data, assim como tantas outras, não é muito comercial. Nada de outdoors, cartazes ou comerciais. É possível que você nem se dê conta de que é dia dos pais. Isso porque os irlandeses são discretos, mas muito apegados à família.
Porém, tanto para os brasileiros quanto para os irlandeses a “regra” é clara: surpreenda, declare seu carinho por ele e tenha um feliz dia dos pais!
Que tal tirar os planos do papel, realizar o tão sonhado intercâmbio e comemorar a conquista com a família toda? Converse com um de nossos consultores e explore o mundo.