skip to Main Content

Formulário de Contato

Especialistas prontos para o melhor atendimento e solução.

Informações de Contato

Especialistas prontos para o melhor atendimento e solução.

+ 353 (0) 41 981 0574
info@butterfly-exchange.com
+353 851130111
JustBeButterfly

Inscreva-se na nossa newsletter:

 

Um Café E Um Emprego, Por Favor – Trabalhando Como Barista Na Irlanda

Um café e um emprego, por favor – Trabalhando como barista na Irlanda

Quer aprender como ser um bom profissional e ter sucesso na área? Saiba tudo que você precisa para conquistar seu espaço em um dos segmentos mais populares da Europa

O gosto inconfundível do café não engana: a bebida é uma arte, apreciada pela civilização desde a Antiguidade. Hoje, ele é também um atrativo para as cidades europeias, que conquista turistas interessados em conhecer novos lugares para experimentá-lo. Das grandes cidades aos pequenos vilarejos, há sempre um charmoso café para você se apaixonar.

Mas já parou para pensar que, além disso, esse é um ótimo segmento de trabalho na Ilha da Esmeralda? Afinal, nem só os pubs movimentam a Irlanda. Os cafés também fazem sucesso por aqui e são uma ótima oportunidade para aprender mais. “Trabalhar em um café é ótimo quando você gosta de pessoas e adora dar bons serviços aos seus clientes”, conta Juanmi Torres, espanhol, que mora em Dublin e trabalha no Beanhive Coffee.

Os irlandeses costumam ser bem criativos na hora de preparar a bebida. Vale a pena conferir o instagram do Beanhive Coffee , um café artesanal que possui um método de trabalho bem interessante. O cliente vai até lá e escolhe um desenho. Em poucos minutos, Juanmi Torres faz um café surpreendente. “É bom ver como diferentes clientes têm diferentes gostos e diferentes maneiras de beber seus cafés ou chás” diz ele.

Gostou da ideia e acha que o ramo pode ser uma boa? Abaixo, você confere algumas dicas para anotar e sair na frente:

Barista de carteirinha

A maioria dos cafés na Irlanda pede experiência. Então, como fazer? Busque cursos de especialização. A Michele Sallazar é intercambista em Dublin e trabalha em um café no Shopping Dundrum, um dos maiores centros comerciais da Irlanda. Ela atende os clientes e faz Brownies frescos, além de ser responsável pela limpeza e organização do local. A Michele conta que procurou alguns cursos ainda no Brasil, mais que achou muito caro e por isso optou em tirar o seu certificado de barista em Dublin. As capacitações para a área variam de preço. Com 5 horas de duração, por 35 euros, o curso Bartira Augelli ensina os principais técnicas para diferentes tipos de café, como Cappuccino, Macchiato, Latte, Mocha e Espresso.

Especialista, eu?

Vou começar preparando café sensacionais? Bem, mesmo com os cursos, a resposta é dificilmente. A Michele revela que, baristas profissionais, chegam a levar em média 30 segundos para fazer um bom café! “Tudo é muito rápido” diz ela. Houve um dia em que ela aceitou chegar 1 hora mais cedo no trabalho para aprender a preparar a bebida. “Acredito que vá do empenho e interesse de cada um”, conta. Então já sabe: se esforce, e muito, principalmente no início.

Quais são as dificuldades que eu vou enfrentar?

Para Michele, atender pessoas de diferentes países foi sua maior dificuldade. Está certo, todos se comunicam em inglês, mas é importante saber que o entendimento pode variar de acordo com o modo que a pessoa fala! Ou seja, é preciso ter jogo de cintura e inglês, no mínimo, intermediário. Juanmi Torres ressalta que é fundamental ter paciência, praticar muito e buscar aprender sempre mais com os profissionais do café. Ele dá uma dica simples e valiosa: “Lembre-se de sorrir para os seus clientes. Isso é tão importante quanto servir um bom café”.

Vitrine de empregos

Muitos cafés anunciam suas vagas na porta próprio estabelecimento. Por isso, fique sempre de olho. Você pode estar simplesmente passeando em Dublin, e aí se depara com uma boa oportunidade.

Está esperando o que para realizar o seu intercâmbio? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e prove essa experiência.

Crédito das fotos: Juanmi (@jimibarista)

Back To Top
×Close search
Search