Como garantir uma carreira internacional através de um intercâmbio
O que sabemos
Muito além de um sonho, o intercâmbio hoje, se tornou quase uma necessidade em termos de carreira e para quem deseja uma nova e diferente experiência de viagem. Os benefícios que são incluídos na bagagem de volta para a terra natal, trazem uma visão de mundo ampliada, um conhecimento maior da humanidade, das nações e dos povos além mar.
O objetivo principal de muitos que buscam um intercâmbio, continua sendo o aprendizado mais prático da língua inglesa. Seja na melhora da pronuncia, na conversação e até mesmo na leitura e escrita. E falar que ter um ótimo nível de inglês ajuda na carreira já é figurinha repetida.
Números
Se quisermos analisar em números, seguindo algumas pesquisas mais recentes, iremos ver que mais de 375 milhões de pessoas no mundo todo, tem como língua materna o Inglês. Os exemplos mais clássicos são os Estados Unidos, Canada, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália, e etc. Além desse volume de falantes nativos, cerca de 500 milhões a 1,4 bilhão de pessoas usam esse idioma como segunda língua. Já deu para ver a importância dela, não é?
Mas além disso, o inglês substituiu o alemão como língua oficial para artigos científicos, e o francês nas negociações diplomáticas, isso já no inicio do século passado. No mundo dos negócios, ele é um dos principais requisitos para qualquer um se tornar bem sucedido.
Para quem deseja uma carreira internacional, um dos primeiros passos a serem dados nesse caminho, é o estudo do idioma. Mas já podemos perceber que apenas isso não nos garante uma boa colocação no mercado de trabalho. E é nesse ponto que o intercâmbio brilha.
Quando o intercâmbio é mais do que aprendizado de inglês
Além de toda a experiência vivida fora do país, falando outra língua, conhecendo pessoas diferentes, se alimentando de forma diferente, vivendo uma atmosfera diferente. O estudante tem a oportunidade de criar uma extensa network entre seus colegas, que geralmente são de diversas partes do mundo. Dentro de uma sala de aula com alunos de intercâmbio, você poderá notar todos os continentes sendo representados, das Américas a Ásia, da Oceania a África.
Quem conhece nossos pacotes de estudo + trabalho sabe que depende do destino escolhido, é possível trabalhar durante o intercâmbio. Cada país tem uma legislação específica sobre o assunto. Deixando claro se alunos internacionais podem ou não trabalhar enquanto estudam, sendo que em alguns casos como o Canadá, existem um número de horas máximo que é permitido exercer alguma atividade remunerada.
Com a globalização cada vez mais presente em praticamente todos os mercados, o leque de atuação de diversos profissionais vem se abrindo. Essa opção aliada a um bom intercâmbio, aumentam, e muito, as chances de se conseguir uma emprego fora do nosso país natal. Muitos profissionais que saem para estudar, acabam recebendo propostas de emprego e não retornam tão cedo para o Brasil.
Dica
Uma ótima dica para quem pensa em dar esse passo, independente da idade, é pesquisar sobre os possíveis destinos, começando por aqueles que mais te encantam. É muito bom saber também quais são seus objetivos, e até onde você deseja chegar.
Fale com a gente e converse, exponha suas ideias e suas dúvidas, analise, veja os prós e os contras, planeje e ponha em prática. A melhor maneira de se lançar no mercado internacional, é com um bom intercâmbio.