O que fazer para não cair do golpe do intercâmbio
Realizar o sonho de morar no exterior e aprender uma nova língua não é um investimento barato. É assustador ouvir falar sobre golpe de intercâmbio enquanto planejamos o nosso. A Butterfly Exchange separou algumas dicas para te ajudar a não cair nesse pesadelo.
-
Desconfie de preços muito baixos
Quando uma oferta se destaca por ter preços muito diferenciados da média, quer dizer que ou a escola não é de qualidade ou a agência talvez não esteja cumprindo com os compromissos de pagamento. Seja qual for a razão, preços muito baixos são motivos para ligar o alerta vermelho.
-
Pesquise a reputação
Primeiramente, avalie o atendimento nos primeiros contatos. Bom atendimento fala muito sobre toda a experiencia com a agência. Use ferramentas para investigar a empresa que você está interessado. Redes sociais, fóruns, grupos, reviews, Reclame Aqui, etc. Observe se houve resposta e solução para as reclamações. Veja se a empresa não só cumpre com os contratos, mas também se ela dá assistência durante o intercâmbio. Erros humanos acontecem e o mais importante é que a agência te ajude e solucione com eficiência se acontecer.
-
Se ligue no contrato
Quase ninguém lê todo o contrato no momento de assinatura. Entretanto, faça diferente, leia. Veja quais as cláusulas – especialmente em caso de descumprimento para ambas as partes -, fique atento para o nome da pessoa que está assinando o contrato por parte da empresa, pesquise do assinante no Google. Seja um pouco stalker, nesse caso, não tem problema.
-
Carta de confirmação da escola
Antes de fechar o seu programa, pergunte com quanto tempo de antecedência você recebe a carta de confirmação da escola. Uma vez que você receber, entre em contato direto com a escola e confirme se sua carta é autentica. Se você ainda não fala a língua local, peça ajuda à um amigo.
-
Assistência local
Antes de embarcar, verifique o contato da pessoa responsável, caso você tenha qualquer problema na sua chegada. Se certifique que a pessoa está disponível no horário que você vai aterrissar. Se a empresa dispor de assistência pessoal no local de destino e te oferecer contato direto depois da assinatura do contrato, é um dos maiores sinais verdes de que você será bem assistido.
-
Certificados e associações
Investigue se a escola e agência que você escolheu tem certificados, participa de associações e tem parceiros confiáveis. Confira se o sistema usado para pagamento é confiável, parceiros como Pay to study, Paypal e WooCommerce são sempre um bom sinal.
Voe longe e com a leveza de quem pode confiar na empresa que escolheu.